25 de junho de 2009

MÚSICA DO DIA...


Canção do Novo Mundo

Milton Nascimento

Composição: Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Quem sonhou

Só vale se já sonhou demais


Vertente de muitas gerações

Gravado em nossos corações


Um nome se escreve fundo

As canções

Em nossa memória vão ficar


Profundas raízes vão crescer

A luz das pessoas me faz crer

Eu sinto que vamos juntos


Ó, nem o tempo, amigo


Nem a força bruta pode um sonho apagar

Quem perdeu o trem da história por querer


Saiu do juízo sem saber

Foi mais um covarde a se esconder

Diante de um novo mundo


Quem souber

Dizer a exata explicação


Me diz como pode acontecer

Um simples canalha mata um rei


Em menos de um segundo

Ó, minha estrela amiga

Por quê você não fez a bala parar?

ESPELHE-SE NAS ABELHAS...


Biologia da Apis mellifera

Uma abelha-rainha e suas operárias.

Os indivíduos adultos se alimentam geralmente de néctar e são importantes agentes de polinização. As abelhas polinilizam flores de cores monótonas, escuras e pardacentas (todos os tipos de flores).

Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta vôos diários, tocando em 40 mil flores.
Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel.

A abelha tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois olhos compostos, maiores, na frente.

Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano, para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.

Uma colmeia abriga até 80 mil abelhas. Tem uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha vive até 4 anos, enquanto as operárias não duram mais de um mês e meio.

POBRES MACHOS!!!


Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A única missão dos machos é fecundar a rainha. A rainha voa o mais que pode e é fecundada pelo macho que conseguir ir ter com ela. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia. No fim do verão, ou quando existe pouco mel na colmeia, as operárias fecham a porta da colmeia e deixam os machos morrerem ao frio e à fome.


Sistema de defesa

A abelha operária (ou obreira), preocupada com sua própria sobrevivência e encarregada da proteção da colmeia como um todo, tem um ferrão na parte traseira para ataque em situações de suposto perigo. Esse ferrão tem pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana.

Quando uma abelha se sente ameaçada, ela utiliza o ferrão no animal que estiver por perto.

Depois de dar a ferroada, ela tenta escapar e, por causa das farpas, a parte posterior do abdômen onde se localiza o ferrão fica presa na pele do animal e a abelha perde uma parte do intestino, morrendo logo em seguida. Já ao picar insetos, a abelha muitas vezes consegue retirar as farpas da vítima e ainda sobreviver.

A ferroada da abelha no ser-humano é muito dolorosa, e a sensação instantânea é semelhante a de levar um choque de alta voltagem. Seu ferrão é unido a um sistema venenoso que faz com que a pele da vítima inche levemente na região (cerca de 2 cm ao redor), podendo ficar avermelhada, dolorida e coçando por até dois dias.
O assunto parece banal? Pois, saiba que se as abelhas desaparecerem da Terra, o planeta sobreviveria por, NO MÁXIMO, mais quatro anos, em função do desequilíbrio que a ausência das abelhas causariam nos vários biomas e ecossistemas.

24 de junho de 2009

MÉTODOS CONSTRUTIVOS ECOLÓGICOS: A TAIPA DE PILÃO


A Taipa de pilão


A taipa é uma técnica herdada das culturas árabes e berbéres, constitui-se de paredes feitas de barro amassado e calcado, por vezes misturado com cal para controlar a acidez da mistura que vem a ser comprimida entre taipais de madeira desmontáveis, removidas logo após estar completamente seca, formando assim uma parede de um material incombustível e isotérmico natural e particularmente barato.


Embora seja um material de construção bastante utilizado, sobretudo em regiões argilosas, e tenha uma resistência comparável à do cimento, não foi muito usada para a construção de fortificações.


As paredes de taipa têm como inconvniência serem facilmente atacadas por roedores e a fraca estabilidade a esforços laterais provocados pelas cargas da cobertura. Por isso não eram indicadas para a construção de grandes edifícios, além de serem facilmente degradadas pela água e a umidade. Assim são executadas sobre fundações de alvenaria de pedra ordinária com cerca de 60 cm acima do solo, evitando assim as humidades ascendentes.


As paredes de taipa podem vir a ser revestidas, isso ocorre principalmente com rebocos à base de cal apagada.A técnica tradicional da taipa é utilizada hoje ainda em países em desenvolvimento. Sistemas de fôrmas mais sofisticados e uma compactação mediante a utilização de pilões elétricos ou pneumáticos reduzem os custos de mão de obra significativamente e fazem desta técnica uma opção relevante em países industrializados.


Esta tecnologia mecanizada para executar paredes de taipa em relação à construção tradicional com tijolos não é só uma alternativa viável do ponto de vista ecológico, mas também econômico, especialmente naqueles países desenvolvidos onde por razões climáticas não há grandes requerimentos de isolamento térmico.


No sudoeste dos Estados Unidos e na Austrália existem várias empresas que executam há anos esta técnica de construção.Em comparação com técnicas em que o barro se utiliza em um estado mais úmido, a técnica da taipa tem uma retração mais baixa e uma maior resistência. A vantagem em relação às técnicas de construção com adobe é que as construções de taipa são monolíticas e por isso têm uma maior durabilidade.

23 de junho de 2009

MUSICA DO DIA


Bijuteria
Bruno e Marrone


Quando a noite cai
É que eu sinto a falta

Que você me faz
Saudade em quem não passa

E nem me deixa em paz
A sombra de um amor

Que já brilhou demais...
Você foi prá mim

A coisa mais bonita
Que me aconteceu

Não pode imaginar
Os sonhos que me deu

E quanta insegurança
Me deixou o adeus...

Amei você
Sem truque

Sem maldade
Fiz o meu papel

Eu quis lhe oferecer
O que ninguém me deu

Você não acredita
Mas eu fui fiel...

Amei você
Mas hoje posso ver

Que foi melhor assim
Preciso te esquecer

Prá me lembrar de mim
A vida continua...

E no brilho
De uma pedra falsa

Dei amor
A quem não merecia

Eu pensei que era
Uma jóia rara
Era bijuteria
Das mentiras
Das palavras doces

Vi calor no teu olhar
Tão frio

Da beleza
Do teu rosto esconde

Um coração vazio...


A DUALIDADE...

A vida, em tudo, está composta do fenômeno da DUALIDADE; o ser ou não ser, o claro e o escuro, o bem e o mau, o bonito e o feio, a verdade e a mentira, dia e noite...
Encontrar o equilíbrio entre os opostos, saber a que lado pertencemos, é fundamental para eliminar de nossas vidas a ansiedade, o medo, a insegurança.
Se na jornada da vida, descobrirmos que pertencemos ao lado escuro, mau, feio, de mentiras, devemos refletir e corrigir nossas tendências morais, equilibrando o instinto com a racionalidade.
Se, entretanto, descobrirmos que somos do lado claro, do bem, da verdade, enfim, se somos belos por dentro, devemos ampliar essas qualidades, o que, por si só, aniquilará os desejos instintivos que às vezes nos assolam e nos jogam para o lado ruim.
DESCUBRA a que lado você pertence e inicie uma batalha para aniquiliar o ruim e estimular o bom.
Isso vale uma vida!

22 de junho de 2009

A MONTANHA ONDE DEUS MORA...


Vamos até a montanha onde Deus mora - comentou um cavaleiro com seu amigo.


- Quero provar que Ele só sabe pedir, e nada faz para aliviar nosso fardo.


- Pois vou para demonstrar a minha fé - disse o outro.Chegaram à noite no alto do monte - e escutaram um Voz na escuridão: Encham seus cavalos com as pedras do chão!


- Viu? - disse o primeiro cavaleiro.- Depois de tanto subir, ele ainda nos faz carregar com mais peso. Jamais obedecerei!


O segundo cavaleiro fez o que a Voz dizia. Quando terminaram de descer o monte, a aurora chegou - e os primeiro raios de sol iluminaram as pedras que o cavaleiro piedoso havia trazido:eram diamantes puríssimos.


Diz o mestre: As decisões de Deus são misteriosas; mas estão sempre a nosso favor.


(Maktub - Paulo Coelho)

MÚSICA DO DIA: O SAL DA TERRA.







Anda,
quero te dizer nenhum segredo,
falo neste chão da nossa casa.
Vem que tá na hora de arrumar.

Tempo,
quero viver mais duzentos anos,
quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir.

Vamos precisar de todo mundo
pra banir do mundo a opressão,
para construir a vida nova
vamos precisar de muito
amor.

A felicidade mora ao lado
e quem não é tolo pode ver.
A paz na Terra amor,
o pé na terra,
a paz na terra amor
o sal da Terra.

És o mais bonito dos planetas
tão te maltratando por dinheiro,
tu que és a nave, nossa irmã.

Canta,
leva tua vida em harmonia
e nos alimenta com seus frutos,
tu que és do homem a maçã.

Vamos precisar de todo mundo,
um mais um é sempre mais que dois,
pra melhor juntar as nossas forças
é só repartir melhor o pão.

É criar um paraíso agora
para merecer quem vem depois.

Deixa nascer o amor,
deixa fluir o amor.
Deixa crescer o amor,
deixa viver o amor.



O sal da Terra.

21 de junho de 2009

A MÚSICA DO DIA...


Você já sabe me conhece muito bem,

eu sou capaz de ir vou muito mais além


Do que você imagina

Eu não desisto assim tão fácil meu amor,

das coisas que eu quero fazer e ainda não fiz


Na vida tudo tem seu preço, seu valor

E eu só quero dessa vida é ser feliz


Eu não abro mão...

Nem por você, nem por ninguém, eu me desfaço dos meus planos

Quero saber bem mais que os meus vinte e poucos anos.


Nem por você nem por ninguém, eu me desfaço dos meus planos

Quer saber bem mais que os meus vinte e poucos anos


Tem gente ainda me esperando pra contar, as novidades que eu já canso de saber

Eu sei também que tem gente me enganando , mas que bobagem já é tempo pra crescer


Eu não abro mão...

DEPOIS DE ALGUM TEMPO VOCÊ APRENDE...



DEPOIS DE ALGUM TEMPO...

William Shakespeare



"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se,e que companhia nem sempre significa segurança. E começa aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiante, com graça de um adulto e não a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair meio em vão."


"Depois de algum tempo, você aprende que o sol queima, se ficar a ele exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que, não importam quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo (a) de vez em quando, e você precisa perdoa-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer, mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com que você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos."

"Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm muita influência sobre nós, mas que nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que você pode ser. Descobre que leva muito tempo para se chegar aonde está indo, mas que, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados."

"Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer,enfrentando as consequências. Aprende que paciência requer muita prática.Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute, quando você cai, é uma das poucas pessoas que o ajudam a levantar-se. Aprende que a maturidade tem mais a ver com tipos de experiências que se teve e o que se aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais de seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes, e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva, tem direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama mais do jeito que você quer não significa que esse alguém não o ame com todas as forças, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, e que algumas vezes, você tem que aprender a perdoar a si mesmo."
"E que, com a mesma severidade com que julga, será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára, para que você junte seus cacos. Aprende que o tempo não é algo que se possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende realmente que pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir mais longe, depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor diante da vida !!!"


Shakespeare

20 de junho de 2009

A VIDA É UM ESPELHO...


Existe um príncipio basilar que, se utilizado, pouparia muita dor e sofrimento:



NÃO FAÇAIS AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO GOSTARÍEIS QUE FIZESSEM A TI...


Quem segue isso, NÃO ERRA NA VIDA!!!

SOLIDÃO...Segundo Chico Buarque..



Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo...Isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...Isto é saudade.
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos...isto é equilíbrio.
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida...Isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado..... Isto é circunstância.
Solidão é muito mais do que isto. Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma...

19 de junho de 2009

ENERGIA EÓLICA - O FUTURO JÁ CHEGOU.


A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.

Conversão em energia mecânica
A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

Conversão em energia elétrica

Um aerogerador é um dispositivo que aproveita a energia eólica e a converte em energia elétrica.

O navio a turbovela "Alcyone" foi especialmente projetado para receber a tecnologia de duas unidades de turbovela de Cousteau.

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trate de requisitos limitados de energia eléctrica.
A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados.
Em 2005 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica era de aproximadamente 59 gigawatts, - o suficiente para abastecer as necessidades básicas de um país como o Brasil - embora isso represente menos de 1% do uso mundial de energia.
Em alguns países, a energia elétrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal (dados de setembro de 2007) e na Espanha. Globalmente, a geração através de energia eólica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005.

18 de junho de 2009

O MAIOR VENDEDOR DO MUNDO


O Maior Vendedor Do Mundo (Og Mandino)

Resumo: O Maior vendedor do mundo
Autor: Og Mandino
Hafid quer ser o maior vendedor do mundo, assim como é conhecido seu pai adotivo Pathros. Pathros resolve colocar o jovem Hafid à prova, dando-lhe uma túnica de sua fabricação, de ótima qualidade com seu logotipo (uma estrela) bordado no tecido.
Hafid terá como tarefa ir até a cidade de Belém, que é considerada muito pobre, e vender essa túnica no prazo de quatro dias, pelo preço que achar justo. Hafid vai, não muito animado, e chegando a cidade montado em seu burro, oferece a túnica para as pessoas nas ruas, nas casas e para os soldados, sem conseguir vende-la. Na última noite do prazo ele resolve dormir numa gruta que fica atrás da hospedaria onde faz suas refeições. Quando de aproxima da gruta, percebe uma luz fraca vinda de seu interior. Resolve entrar para verificar e fica surpreso ao ver um casal e um recém-nascido. O casal estava encolhido e tremia de frio, pois tinha tirado cada um sua túnica para cobrir a criança. Hafid foi até onde estava seu burro, pegou a túnica vermelha que deveria ter vendido e cobriu o recém-nascido com ela. Devolveu as túnicas do casal que permaneceu em silêncio, e saiu, montou em seu burro para voltar ao acampamento para se encontrar com seu pai.
Ao chegar, muito desanimado ao acampamento, viu seu pai que olhou para ele assombrado, pois uma estrela emitindo uma luz que deixava a noite como o dia, parecia te-lo seguido da gruta até ali. Hafid, envergonhado, contou a seu pai o que acontecera, que havia falhado como vendedor, e pior, havia dado a túnica para um casal desconhecido cobrir uma criança recém-nascida. Pathros emocionado, falou que Hafid não havia falhado e à partir daquela noite seria seu sucessor como O Maior Vendedor do Mundo.
Pathros em seu leito de morte, sentindo sua missão cumprida, passou para o filho Hafid o baú contendo os dez pergaminhos de couro, onde estavam escritos os segredos para ele se transformar no Maior Vendedor do Mundo. A primeira orientação era para que Hafid lesse cada pergaminho durante trinta dias seguidos, ao acordar, ao entardecer e antes de ir dormir. Para colocar em prática os segredos dos pergaminhos, todos os ensinamentos neles contidos teriam que estar incorporados em Hafid.
Assim ele fez, abriu o baú, retirou o pergaminho de número um e começou a ler: Amor por si e pelos outros, ricos, pobres, arrogantes, humildes, persisitir até conseguir, colocar um tijolo de cada vez, retirar do vocabulário palavras e expressões como: desistir, improvável, incapaz, fracasso, impraticável, fora de cogitação, impossível, sem esperança e recuo. Pois são palavras e expressões de tolos. Mesmo que o desespero tente me contagiar, prosseguirei assim mesmo. Ignorarei os obstáculos sob meus pés e manterei meus olhos firmes nos objetivos acima de minha cabeça. Persistirei até alcançar êxito. Tentarei e tentarei e tentarei de novo.
Jamais permitirei que o dia termine com um fracasso. esquecerei os acontecimentos do dia anterior, sejam eles bons ou maus, e saudarei o novo dia com a certeza que será o melhor dia de minha vida. Tudo que eu ganhar, dividirei com os pobres. Se persisto bastante, vencerei. Sou único, não existe ninguém no mundo que ande ou fale igual à mim. Eu sou o maior milagre da natureza. Eu persistirei. Eu vencerei.
Seguindo esses ensinamentos Hafid transformou-se no Maior Vendedor Do Mundo, e muito rico. Quando pressentiu que o próximo escolhido estava para aparecer, doou toda sua riqueza para os pobres, ficando apenas com o suficiente para viver com conforto o tempo que lhe restava. Um certo dia apareceu no portão do palácio de Hafid um homem maltrapilho, querendo falar-lhe com urgência. Hafid ouviu toda sua história, pois esse homem dizia ter sido ali enviado por Jesus, o Messias. Trazia consigo uma túnica vermelha suja e manchada de sangue, com a estrela de Pathros bordada em seu tecido. Hafid segurando a túnica emocionado, pediu que o homem lhe contasse tudo que sabia sobre a história de Jesus. O homem contou que Jesus havia nascido numa gruta em Belém. Hafid logo entendeu que estava diante de seu sucessor: O MAIOR VENDEDOR DO MUNDO.

17 de junho de 2009

OS ORFÃOS


O trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo que segue, é uma reflexão sobre os laços familiares e o porque de certas afinidades com supostos estranhos e as aversões a parentes consanguineos.

OS ORFÃOS



Um EspÌrito Familiar - Paris, 1860


18 Meus irmãos, amai os órfãos. Se soubésseis o quanto é triste estar só e abandonado, principalmente na infância! Deus permite que haja órfãos para nos animar a lhes servir de pais.

Que divina caridade é ajudar uma pobre e pequena criatura abandonada, impedi-la de sofrer fome e frio, conduzir sua alma a fim de que ela não se perca no vício! Quem estende a mão à criança abandonada agrada a Deus, pois compreende e pratica sua lei.


Considerai também que, muitas vezes, a criança que socorreis vos foi querida noutra encarnação e, se caso pudésseis vos lembrar, isso não seria mais caridade e sim um dever. Assim, portanto, meus amigos, todo ser que sofre é vosso irmão e tem o direito à vossa caridade, mas não aquela caridade que fere o coração, não aquela esmola que queima a mão que a recebe, pois vossas esmolas são, muitas vezes, bem amargas! Quantas vezes seriam recusadas se, em casa, a doença e a miséria não precisassem delas!


Dai delicadamente, acrescentai à vossa dádiva o mais precioso de todos os benefícios: uma boa palavra, uma carícia, um sorriso amigo. Evitai esse tom de proteção que fere o coração já aflito e pensai que, ao fazer o bem, trabalhais para vós e para os vossos.

16 de junho de 2009

PARA PENSAR...


"Tudo o que nos irrita em outras pessoas pode nos conduzir à compreensão de nós mesmos. "
Carl Jung

ESTAR ALERTA É A SOLUÇÃO!!!


Brasil isola vírus da gripe suína e avança rumo a vacina
16/06/2009 - 12:00 , atualizada às 13:45 16/06 -


BRASÍLIA - Pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz em São Paulo anunciaram, nesta terça-feira, o sequenciamento integral de uma variedade do vírus da nova gripe "suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) e detectaram mutações de "pequeno porte" em relação à primeira cepa do vírus identificada na Califórnia (EUA).


*CURIOSIDADE: O nome da gripe foi substituído por dois fatores: Para corrigir a injustiça com os porquinhos que não tem culpa de nada. E, para evitar uma quebradeira no setor da suinocultura mundial. Nos primeiros dias após a divulgação da existência da gripe com nome de suína, o Estado de Santa Catarina deixou de faturar milhões de dólares em negócios adiados ou cancelados.


OMS declara pandemia de "gripe suína"
Laboratório produz 1º lote de vacina contra gripe suína
Entenda a gripe suína e seus riscos
Conheça as pandemias no mundo nos últimos 200 anos

A nova variedade, denominada "influenza A/São Paulo/H1N1", não apresentou capacidade de infecção maior que o tipo identificado no Estado norte-americano, segundo os pesquisadores.
"O sequenciamento não identificou nenhuma mutação que implique numa maior virulência", disse a jornalistas a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde de São Paulo, Clélia Aranda. Ela afirmou que as vacinas que estão sendo desenvolvidas devem ser eficazes para os pacientes infectados com essa variedade do vírus.Segundo os pesquisadores, detectou-se no sequenciamento do vírus uma diferença numa proteína chamada hemaglutinina, responsável pela capacidade de infecção do vírus, mas sem indicar diferença na agressividade do tipo detectado em São Paulo.O primeiro caso no Estado de infecção humana causada pela nova estirpe do vírus foi identificado em um homem de 26 anos que apresentou os sintomas da doença ao retornar de uma viagem ao México. O paciente foi internado em 24 de abril no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e recuperou-se. Amostra de secreção respiratória deste paciente foi investigada pelos pesquisadores do Adolfo Lutz, que depois isolaram o vírus.

Segundo o Instituto Adolfo Lutz, estão sendo feitas tentativas de isolar e sequenciar todas as outras 26 amostras dos casos confirmados no Estado para seguir monitorando as mutações do vírus.

A caracterização genética é fundamental na investigação da epidemiologia molecular do vírus para saber se o padrão viral se mantém ou já se diferenciou dos encontrados em outras regiões do mundo, contribuir para a produção de vacina e avaliação de resposta aos antivirais.

Casos no Brasil:


O último balanço do Ministério da Saúde sobre a doença, divulgado na segunda-feira, mostrou um total de 74 casos confirmados da "gripe suína".Segundo o balanço, os Estados com casos confirmados da doença até o momento são: São Paulo (27 casos), Santa Catarina (17), Rio de Janeiro (10), Minas Gerais (9), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Mato Grosso (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).

O Ministério da Saúde informa que do total de casos confirmados, 18 são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional), todos com vínculos com pacientes procedentes do exterior. Segundo o órgão, esses dados mostram que a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1).

Há ainda 79 casos suspeitos de infecção do vírus sendo monitorados pelo Ministério da Saúde. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 480 casos no País foram descartados. A nova gripe já afetou mais de 37 mil pessoas no mundo, causando ao menos 165 mortes, segundo os últimos registros da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Na semana passada, a OMS declarou a primeira pandemia de gripe desde 1968, ao aumentar o nível de alerta para a fase 6, o que implica que a doença está se propagando geograficamente, embora não necessariamente reflita sua virulência.
(*Com informações da Reuters e Agência Brasil)

15 de junho de 2009

N A N O T E C N O L O G I A - Que bicho é esse?










NANOTECNOLOGIA, é a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada.



Durante uma palestra para a Sociedade Americana de Física em 1959, o físico americano Richard Feynman (1918-1988) apresentou seu projeto para uma nova pesquisa. O estudo era baseado na possibilidade de poder organizar os átomos da maneira que desejarmos.



Porém essa idéia era muito avançada para época. Após trinta anos, a idéia de Feynman toma forma na ciência do muito pequeno, a nanotecnologia, denominada dessa forma porque seus objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros. Um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro.



A pergunta de Richard Feynman foi: O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos? Obteve uma resposta que foi dada pelos cientistas que os manipulam hoje. Segundo os cientistas, através de uma provável manipulação da movimentação do átomo, seria possível construir supercomputadores que caibam no bolso, colocar microssondas para fazer testes sangüíneos dentro do corpo humano, etc. Tudo isso gira em torno de previsões e suposições, as quais poderão torna-se realidade em aproximadamente uma década.






NANOTECNOLOGIA NO BRASIL



Embrapa lança laboratório de nanotecnologia para agronegócio Unidade de São Carlos (SP) atuará em três linhas de pesquisa: sensores e biossensores para monitoramento de processos e produtos; membranas de separação e embalagens biodegradáveis, bioativas e inteligentes; e novos usos de produtos agropecuários.


O LNNA iniciou pesquisa com polímeros biodegradáveis oriundos de fontes renováveis para aplicação no agronegócio. A ideia é que o laboratório também possa ser utilizado como facilitador para colaborações científicas com outras instituições ou como agente prestador de serviços para instituições públicas ou privadas.
Um levantamento sumário nas publicações que circulam sobre nanotecnologia aponta para os seguintes produtos e serviços que já estariam no mercado:

Tecidos resistentes a manchas e que não amassam;
Raquetes e bolas de tênis;
Capeamento de vidros e aplicações antierosão a metais;
Filtros de proteção solar;
Material para proteção (“screening”) contra raios ultravioleta;
Tratamento tópico de herpes e fungos;
Nano-cola, capaz de unir qualquer material a um outro;
Pó antibactéria;
Diversas aplicações na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos;
Produtos para limpar materiais tóxicos;
Produtos cosméticos;
Sistemas de filtração do ar e da água.
Microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral;
Polimento de faces e superficies com nanotecnologia sem micro-riscos.

14 de junho de 2009

A DOUTRINA DE KARDEC E CHICO XAVIER




CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES

6 Se há males dos quais o homem é a principal causa nesta vida, há outros que, pelo menos na aparência, lhe são completamente estranhos e parecem atingi-lo como que por fatalidade. Tal
é, por exemplo, a perda de seres queridos e dos que sustentam a família. Tais são também os acidentes que nenhuma precaução pode impedir; os reveses da vida que tornam inúteis todas as medidas de prudência; as calamidades naturais e as enfermidades de nascença, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc.
Aqueles que nascem nessas condições seguramente não fizeram nada nesta vida para merecer uma sorte tão triste, sem solução, sem reparação e que não puderam evitar, estando impossibilitados de as mudarem por si mesmos, e que os expõe à caridade pública. Por que, então, seres tão desventurados e infelizes, enquanto ao seu lado, sob o mesmo teto, na mesma família, outros tão favorecidos sob todos os aspectos?
O que dizer, enfim, dessas crianças que morrem ainda pequeninas e que apenas conheceram da vida o sofrimento? Estes são os problemas que nenhuma filosofia ainda pôde explicar ou resolver até agora, anormalidades que nenhuma religião pôde justificar e que parecem ser a negação da bondade, da justiça e da providência de Deus, na suposição de que a alma e o corpo são criados ao mesmo tempo, e de ter sua sorte irrevogavelmente fixada após uma estada de alguns instantes na Terra. Que fizeram essas almas que acabam de sair das mãos do Criador, para suportar tantas misérias aqui na Terra e merecer no futuro ou uma recompensa, ou uma punição qualquer, se não fizeram nem o bem e nem o mal?
Entretanto, em virtude do princípio de que todo efeito tem uma causa, essas misérias são o efeito que deve ter uma causa. E desde que se admita um Deus justo, essa causa deve ser justa. Portanto, como a causa vem sempre antes do efeito, se não está na vida atual, deve ser anterior a esta vida, ou seja, está numa existência anterior. É certo que Deus não pune o bem que se faz e nem o mal que não se faz; se somos punidos, é porque fizemos o mal; se não o fizemos nesta vida, seguramente o fizemos em outra. É uma conclusão da qual é impossível fugir e que demonstra a lógica da justiça de Deus.
O homem nem sempre é punido, ou completamente punido em sua existência presente, mas nunca escapa às conseqüências de suas faltas. A prosperidade do mau é apenas momentâne; se não for punido no hoje, o será no amanhã, e, sendo assim, aquele que sofre está
expiando• os erros do seu passado. A infelicidade, que à primeira vista nos parece imerecida, tem, pois, sua razão de ser, e aquele que sofre pode sempre dizer: "Perdoai-me, Senhor, porque errei".
7 Os sofrimentos com que nos defrontamos na vida presente, devido às causas anteriores, são, na maioria das vezes, como também o são os das faltas atuais, a conseqüência natural de erros cometidos, ou seja: por uma rigorosa justiça distributiva, o homem suporta o que fez os outros suportarem. Se foi duro e desumano, poderá, por sua vez, ser tratado duramente e com desumanidade. Se foi orgulhoso, poderá nascer em uma condição humilhante; se foi avarento, egoísta, ou se fez mau uso de sua fortuna, poderá ser privado do necessário. Se foi um mau filho, poderá sofrer com os seus próprios filhos, etc.
Assim, pela pluralidade das existências e da destinação da Terra como mundo expiatório, se explicam os absurdos que a divisão da felicidade e da infelicidade apresenta entre os bons e os maus neste mundo. Esse absurdo existe somente na aparência, pois é considerado apenas do ponto de vista da vida presente; mas, se nos elevarmos pelo pensamento, de modo a incluir uma série de existências, compreenderemos que cada um tem o que merece, sem prejuízo do que lhe está reservado no mundo dos Espíritos, e que a justiça de Deus nunca falha.
O homem não deve se esquecer nunca de que está num mundo inferior, ao qual está preso devido às suas imperfeições. A cada contrariedade ou sofrimento da vida, deve dizer de si para si mesmo que, se estivesse num mundo mais avançado, isso não aconteceria e que depende dele não retornar a este mundo, trabalhando por sua melhoria.


*Trecho de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITÍSMO.

13 de junho de 2009

VOO AIR FRANCE 447 - OBSCURIDADES.



Nos primeiros dias após o trágico acidente com o voo da AIR FRANCE, foram dadas notícias de que amigos e familiares dos passageiros teriam recebido mensagens por sms (posteriormente desmentidas pela empresa aérea francesa, e não comentadas por autoridades oficiais do Brasil e da França).


Se, realmente existiu a emissão de mensagens eletrônicas via celular ou notebook, isso certamente poderia interferir no funcionamento dos equipamentos da aeronave, totalmente dependente de sinais via satélite, tanto para comunicação, como para navegação aérea.

A possibilidade de interferência de aparelhos eletrônicos nos equipamentos de navegação aérea é tão real e provável que seu uso é proibido já na pista, quando embarcamos em qualquer lugar do mundo.

Soube-se que, pelo menos um passageiro falou com seu telefone celular já com o avião em procedimento de decolagem. Segundo relatos da namorada do maestro Silvio Barbatto, ele teria ligado para ela de dentro do avião minutos antes da decolagem.

Afinal, foram ou não enviados os torpedos que teriam sido recebidos por parentes e amigos de passageiros momentos antes do acidente?
A imprensa noticiou essa informação e depois tudo caiu no esquecimento...

O fato é relevante demais para ser informado, desmentido e esquecido de maneira tão superficial. Faz toda a diferença, são informações fundamentais para a descoberta das reais causas dos acidentes.

Se, existiram, por que não se divulga que essa poderia ser uma causa importante da sucessão de problemas que redundou na queda do avião?


*Todas as informações aqui mencionadas foram colhidas em publicações em jornais, televisão, internet.

12 de junho de 2009

DIA DOS NAMORADOS...


No dia de hoje não dá para não falar do amor, dos relacionamentos, das afeições e seus significados. Partindo-se do princípio de que NADA ACONTECE POR ACASO, é possível entender que NINGUÉM SE ENCONTRA E NEM SE UNE POR ACASO!


A partir dessa certeza, é preciso observar o que o outro busca na relação e, também, o que o outro vem agregar à relação, por consequência, e mais importante, precisamos saber o que podemos agregar à vida do outro.


E, nesse exercício de observação, descobrir se o que existe é apenas atração, paixão, o que significaria que a pessoa com quem nos relacionamos pode ter uma breve passagem por nossas vidas. Da mesma forma, com a convivência também se descobrem inúmeras afinidades e isso pode estar sedimentando a permanência do ser amado ao nosso lado.


As afinidades são aquelas sensações que nos arrepiam, fazem o coração bater forte, que geram o sentimento de ENCONTRO DE ALMAS, que quase nos matam de saudade se ficamos duas horas sem falar com nosso amor. Sentir esse encontro de almas é algo raro e maravilhoso, passada a fase da empolgação descobrimos por quanto tempo gostaríamos de ter a pessoa amada de mãos dadas conosco, corações sintonizados, almas entrelaçadas.


Dedico o dia de hoje, em especial ao amor que torna a vida BONITA e o coração ALEGRE...


Desejo a todos que este dia represente na vida de cada um, a continuidade de um sentimento verdadeiro, ou, o início de uma nova história...que termine num encontro de almas.




11 de junho de 2009

Floripa à noite...

PRESERVAÇÃO DE NASCENTES



Em apenas 1 hectare desmatado, além de toda a cobertura vegetal arrancada e da extinção da vida animal, são destruídas inúmeras nascentes de água potável, uma vez que a cobertura verde enquanto existe "fabrica água" no subsolo com as sobras do que capta para sua própria sobrevivência.
Ao se retirar a camada vegetal as nascentes que não desaparecem, passam a inundar o terreno, tornando-o estéril e improdutivo.
Uma nascente recuperada como a da foto pode produzir 7.000 litros de água por dia.

BAMBU MOSSÔ


Além do bom gosto, quem possui um BAMBU MOSSÔ* na sala garante em torno de si um ambiente de ar mais puro, pois o bambu é a planta que mais converte gás carbônico em oxigênio.

ARTE INDÍGENA...


Cocar cerimonial da tribo dos TAPIRAPÉ, povo Tupi-guarani originário do Mato Grosso, Brasil.

O ESPAÇO DAS IDEIAS...

Hoje nasce um espaço para divulgação, análise, reflexão e opinião sobre temas do dia a dia, de cunho relevante e que valham a pena serem discutidos. Assim evolui o homem.

Sejam benvindos, exponham suas ideias...