13 de junho de 2009

VOO AIR FRANCE 447 - OBSCURIDADES.



Nos primeiros dias após o trágico acidente com o voo da AIR FRANCE, foram dadas notícias de que amigos e familiares dos passageiros teriam recebido mensagens por sms (posteriormente desmentidas pela empresa aérea francesa, e não comentadas por autoridades oficiais do Brasil e da França).


Se, realmente existiu a emissão de mensagens eletrônicas via celular ou notebook, isso certamente poderia interferir no funcionamento dos equipamentos da aeronave, totalmente dependente de sinais via satélite, tanto para comunicação, como para navegação aérea.

A possibilidade de interferência de aparelhos eletrônicos nos equipamentos de navegação aérea é tão real e provável que seu uso é proibido já na pista, quando embarcamos em qualquer lugar do mundo.

Soube-se que, pelo menos um passageiro falou com seu telefone celular já com o avião em procedimento de decolagem. Segundo relatos da namorada do maestro Silvio Barbatto, ele teria ligado para ela de dentro do avião minutos antes da decolagem.

Afinal, foram ou não enviados os torpedos que teriam sido recebidos por parentes e amigos de passageiros momentos antes do acidente?
A imprensa noticiou essa informação e depois tudo caiu no esquecimento...

O fato é relevante demais para ser informado, desmentido e esquecido de maneira tão superficial. Faz toda a diferença, são informações fundamentais para a descoberta das reais causas dos acidentes.

Se, existiram, por que não se divulga que essa poderia ser uma causa importante da sucessão de problemas que redundou na queda do avião?


*Todas as informações aqui mencionadas foram colhidas em publicações em jornais, televisão, internet.