17 de dezembro de 2009

TERAPIA DESOBSESSIVA.



Escola de Evangelização de Pacientes


TERAPIA DESOBSESSIVA

Não podemos falar de terapia desobsessiva, seja como procedimento curativo ou preventivo, sem conhecer pormenorizadamente o processo obsessivo.

Se não conhecemos as suas características, jamais saberemos convenientemente tratá-la.

Não podemos falar de terapia desobsessiva, seja como procedimento curativo preventivo, sem conhecer pormenorizadamente o processo obsessivo.

Se não conhecemos as suas características, jamais saberemos convenientemente tratá-la.


IDENTIFICANDO A OBSESSÃO


Mas como identificamos a obsessão?

“A obsessão é a escravização temporária do pensamento, imantando credores e devedores que inconscientemente ou não se buscam pelas leis cármicas.”

Que escravidão?


Dos vícios

Do sexo

Do dinheiro

Do ócio, etc


DIAGNOSTICANDO A OBSESSÃO

“Sempre que você experimente um estado de espírito tendente ao derrotismo, perdurando há
várias horas, sem causa orgânica ou moral de destaque, avente a hipótese de uma influenciação espiritual sutil.”

André Luiz - Estude e Viva.


“Seja claro consigo para auxiliar os Mentores Espirituais a socorrer você. Essa é a verdadeira ocasião da humildade, da prece, do passe.” André Luiz - Estude e Viva.


OBSESSÃO - COMO IDENTIFICÁ-LA??

Dificuldade de concentrar em motivos otimistas.

Ausência de ambiente íntimo para elevar os sentimentos em oração ou concentrar-se em leitura edificante.

Indisposição inexplicável, tristeza sem razão aparente e pressentimento de desastre imediato.

Pessimismo sub-reptícios.

Irritações surdas, queixas, exageros de sensibilidade e aptidão para condenar quem não tem culpa.

Interpretação forçada de fatos e atitudes suas ou dos outros, que você sabe não corresponder a realidade.

Hiperemotividade ou depressão.

Ânsia de investir no papel de vítima.

Automartírio.

Teimosia em não aceitar que haja influenciação espiritual consigo.


QUEM É O OBSESSOR ??
Não é um monstro saído das trevas.

Não é um ser diferente que só vive de crueldades, nem um condenado sem remissão pela Justiça Divina.

O obsessor é uma pessoa como nós.

Não é um ser estranho a nós. Pelo contrário, é alguém que privou de nossa intimidade, por vezes com estreitos laços afetivos.

É alguém, talvez, a quem amamos outrora. Ou um ser desesperado pelas crueldades que recebeu de nós...”

O obsessor é um irmão, a quem os sofrimentos e desenganos desequilibraram, certamente com a nossa participação.


QUAL O MODO DE AÇÃO DO OBSESSOR ??

Vejamos o exemplo do Rádio:

“O rádio é projetado para que de acordo com o modo que mudamos de estação, no seletor do rádio, passamos a sintonizar a onda referente à emissora que queremos, no emaranhado das ondas existentes no espaço.”


Por analogia:

“A uma simples vibração de nosso ser, a um pensamento emitido, por mais secreto que pareça, evidenciamos de imediato a faixa vibratória em que nos situamos, que terá pronta repercussão naqueles que estão na mesma freqüência vibracional. Assim, atrairemos aqueles que comungam conosco e que se identificam com a qualidade de nossa emissão mental.”



IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DESOBSESSIVO

“É remédio moral específico, arejando os caminhos mentais em que nos cabe agir, imunizando-nos contra os perigos da alienação e estabelecendo vantagens ocultas em nós, para nós e por nós.

Através da desobsessão:

Desaparecem doenças fantasma, empeçilhos obscuros, insucessos.

Obtemos mais amplos horizontes ao entendimento da vida e recursos morais inapreciáveis para agir diante do próximo, com desapego e compreensão.


ALGUNS RECURSOS ESPÍRITAS
PASSE

“O passe é uma transfusão de energias, alterando o campo celular.” André Luiz - Nos Domínios da Mediunidade.

O passe é doação ao paciente daquilo que o médium tem de melhor, acrescido de fluidos dos espíritos.


ÁGUA FLUIDIFICADA

Restaura a harmonia das células em desajustamento.


PRECE

“Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso meio de que se dispõe para demover de seus propósitos maléficos o obsessor.” Allan Kardec - A Gênese


JESUS

PEDI E OBTEREIS

“Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedires”

Jesus - Marcos 11:24

Espiritismo: Cura do Corpo Físico através do Espírito









Embasado na doutrina espírita, decodificada por Allan Kardec, sabemos da existência de fenômenos, mundos e curas, que estão além do nosso poder de compreensão e sensibilidade de detecção. Segundo o espiritismo existem três grandes divisões:



Deus - o ser supremo e causa primitiva de tudo;

Espírito - princípio inteligente e eterno;

e Corpo Material - formado pelas mais diversas variações do Fluído Cósmico Universal e animado pelo espírito.


Para nós encarnados, vivendo no plano da crosta terrestre e necessitados de um corpo material para a plena adaptação, as curas de doenças estão ligadas ao corpo espiritual através da aplicação de passes magnéticos e energias eletromagnéticas geradas pelas ondas mentais induzidas pelo pensamento positivo e otimista. Este artigo visa demonstrar a constituição, relação e a influência do espírito sobre o corpo físico de nós seres humanos, atuando de maneira decisiva na fisiologia e homeostase do organismo biológico.


Introdução

Analisando a vida através da doutrina espírita é possível entender as razões de doenças e males do corpo material (biológico). As curas estão fundamentadas nos passes magnéticos, emanações energéticas do bem, doadas pelo plano espiritual, que acabam por alinhar os Chakras (espírito) e plexos (corpo físico), na maioria das vezes com o auxílio dos seres encarnados, chamados Médiuns. Para entendermos como funcionam essas curas, é preciso ter bem claro os conceitos de fluído cósmico universal, corpo físico, perispírito, corpo espiritual, matéria mental, onda mental e passes magnéticos.


Principais Entidades

Segundo o espiritismo, tudo o que conhecemos na Terra, reino animal, vegetal e mineral, foram criados por um ser supremo chamado DEUS, sendo este o controlador e a grande inteligência do universo, administrador de tudo e de todos. Abaixo do supremo estão os Espíritos, seres fluídicos, etéreos e dotados de inteligência, capazes de se adaptar ao plano espiritual e ao plano terreno. Por último temos a chamada matéria bruta, constituída por diversos átomos, como por exemplo, H, C, O, N, entre outros, provenientes de um único princípio material conhecido por Fluído Cósmico Universal.



Fluído Cósmico Universal - Toda a matéria que conhecemos e convivemos são variações deste fluído. Os átomos estudados pela física e química são condensações do FCU, sendo os responsáveis pela formação dos seres animados e inanimados. O corpo físico é formado pela união destes átomos, desde as mais simples ligações, como por exemplo, uma molécula de água, até as mais complexas, como uma cadeia de DNA. Toda a formação do corpo físico começa na organização atômica, gerando as moléculas, células, tecidos e por fim os órgãos, responsáveis pelo funcionamento biológico e conservação do organismo.



Corpo Físico - O corpo físico ou material é a constituição atômica responsável pelo revestimento do espírito, quando este se encontra encarnado no plano terrestre. O espírito não consegue se adaptar e viver na crosta terrestre sem o auxílio do corpo físico, sem a presença de matéria grosseira, bruta. De acordo com a doutrina espírita o corpo material apenas apresenta utilidade no plano terrestre, sendo decomposto após a morte ou desencarne do ser. Todas as ações e funções biológicas do corpo material provem da vontade do espírito, princípio inteligente. No corpo físico, nas regiões dos órgãos primordiais, se localizam os plexos, centros absorvedores e distribuidores de energia espirituais.

Perispírito - Durante o tempo de vida no plano carnal ou terrestre o espírito precisa de um agente ligante, envoltório, que possibilite a sua união ao corpo material. Esta entidade semi-material, cópia do corpo material, é conhecida como perispírito, sendo constituído por uma matéria mais densa que o espírito, mas ainda imperceptível a muitos médiuns. O perispírito é responsável pela transmissão das informações e vontades do espírito, ao corpo material. Nele ficam marcados todos os males e doenças produzidas ao corpo físico, durante o período de reencarnação do espírito, aqui na Terra. É uma entidade moldável, que apresenta características bem diferenciadas em relação à matéria bruta, como por exemplo, penetrabilidade, elasticidade, plasticidade, etc.

Corpo Espiritual - Sem dúvida é a entidade mais importante, eterna, imortal, abaixo de DEUS, podendo ser secular ou até mesmo milenar, muitos com inúmeras passagens pelo plano carnal (pluralidade de existências). Apresenta um aspecto fluídico, etéreo, também formado de fluído cósmico, mas com organizações e características muito mais complexas e incompreensíveis para o grau de desenvolvimento da humanidade atual. Este consegue viver no plano espiritual, invisível à maioria dos seres humanos, e também se adaptar ao plano carnal, para que possa corrigir os erros cometidos em vidas passadas, atingindo desta maneira, a perfeição e cumprindo com o papel crucial da reencarnação. É uma entidade que não precisa de descanso, reposição energética, ao contrário do corpo físico.

Matéria Mental  - A mente humana está cheia de fluídos eletromagnéticos, embasados por corpúsculos base da matéria, os elétrons. A matéria mental se expressa através do pensamento humano, tendo como resultado a geração de fótons, desde os mais curtos comprimentos de onda, imperceptíveis a visão humana, mas perceptíveis à visão espiritual e de alguns médiuns, com a mediunidade mais desenvolvida. O direcionamento da matéria mental através da força do pensamento, da força do querer, gera energia eletromagnética, expressa na forma de ondas mentais.

Onda Mental  - Energia eletromagnética expressa devido ao direcionamento e excitação da matéria mental. Estas ondas podem ter alcances infinitos e influenciar qualquer ser encarnado ou espiritual que se encontre no mesmo padrão energético ou vibratório. Podem se expressar com diferentes intensidades energéticas, benéficas ou maléficas, dependendo do pensamento que as gerou.

Passes Magnéticos - Os passes magnéticos são tratamentos realizados nos centros espíritas, para a cura de males do corpo físico e espiritual de pacientes, usufruindo da energia espiritual transmitida ao médium, provenientes de espíritos de luz desencarnados, para que o mediador possa emanar e distribuir essa energia de cura para os chakras e plexos debilitados e desordenados do paciente em tratamento.


Curas do Corpo Físico - Tendo em vista todos os conceitos abordados, entramos agora na contribuição para a medicina alternativa, buscada atualmente para a cura de doenças e males do corpo. O processo de cura está baseado na reposição energética e eliminação de energias maléficas de baixo padrão vibratório, que se localizam sobre os chakras e plexos do ser humano, prejudicando o funcionamento do aparelho biológico, devido ao comprometimento dos órgãos do corpo físico e perispírito.


O PASSE

O passe deve ser um processo realizado, com muita concentração, força de vontade e pensamentos benéficos, para a ocorrência de uma perfeita simbiose entre o espírito desencarnado, o médium e o paciente. Durante o tratamento, o mundo espiritual atua com o auxílio de espíritos desencarnados e trabalhadores do centro espírita em questão, no fornecimento e transferência ao médium, de toda a energia necessária para a cura. O médium tem o papel de receber toda a energia, através do plexo coronário e transferi-la aos chakras e plexos debilitados do paciente, com a imposição das mãos, por onde a energia é direcionada.

A descrição minuciosa de como o processo se realiza, ainda não é conhecida plenamente por nós seres humanos, devido a falta de sensibilidade para o entendimento de fatos muito além do nosso poder de compreensão. O que sabemos é que a matéria, o corpo, é constituída por diferentes átomos, portadores de partículas elementares (elétrons), geradores de campos eletromagnéticos, os quais alteram seus padrões vibratórios e consequentemente a emissão energética, de acordo com a força do pensamento e com a geração de ondas mentais. É importante dizer que esses tratamentos devem ser realizados, somente em centros espíritas, no qual ocorre toda uma preparação fluídica e espiritual anteriormente aos passes magnéticos, evitando a interferência de espíritos ainda não evoluídos, que procuram fazer o mal.

Conclusão

O tratamento espiritual é de suma importância, pois ao mesmo tempo em que a cura se dá no perispírito e espírito, está sendo curando o corpo físico, uma vez que este é uma cópia do perispírito, apenas com uma densidade maior e aspecto material mais grosseiro. Indica-se que os pacientes procurem, primeiramente, a ajuda de médicos e especialistas do plano terreno. Quando os médicos não conseguem solucionar as doenças somente com cirurgias ou medicações, é indicado que o paciente procure um auxílio espiritual, em centros espíritas sérios, comprometidos com a caridade, que possuam trabalhos de passes magnéticos, cromoterapia, fluidoterapia, voltados para a cura perispiritual e carnal. Muitos médicos carnais, estudantes e praticantes da doutrina espírita, buscam hoje em seus procedimentos cirúrgicos, a ajuda e apoio de juntas médicas espirituais, desenvolvendo desta maneira um trabalho excelente e amoroso de ambos os planos.


Referências:

Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, IDE, 122a edição, 1999.

Bragdon Emma: Spiritist Healing Centers in Brazil, Seminars in Integrative Medicine, 2005.

Xavier F., Vieira W: Mecanismos da Mediunidade.

Xavier F., Nosso Lar.




*Alexandre Cunha é palestrante e membro colaborador no Lar Irmã Esther em Guaíba/RS