O ESPÍRITO DE VERDADE, mencionado pelo CRISTO como seu maior legado à Humanidade terrestre é o ESPIRITISMO, é a DOUTRINA ESPÍRITA que tudo explica e tudo esclarece de forma plausível.
A abençoada doutrina Espírita, é a única fé raciocinada, posto que é baseada no exercício do livre arbítrio. Nada é imposto àquele que crê.
Isso ocorre tanto durante a encarnação, quanto durante o período de erraticidade(vide post sobre PROGRAMAÇÃO REENCARNATÓRIA), tanto aqui como lá nos é permitido exercer de maneira inexorável a base da filosofia cristã: o livre arbítrio, o poder de escolha do bem ou do mal, do doce ou do amargo, do claro ou do escuro.
Porém, como humanos encarnados na Terra, somos objeto de provas e expiações, em função de nossa imperfeição e de nossos baixos níveis de evolução espiritual, somos falhos, frágeis, incoerentes, e, mesmo assim DEUS em sua infinita bondade designou Espíritos amigos para nos acompanharem durante toda a jornada terrestre.
Esses Espíritos, são nossos mentores, orientadores, verdadeiros amigos invisíveis, e, geralmente não percebidos pela maioria dos encarnados, pela ausência de espiritualização e pela fé exígua.
Mesmo que não os percebamos, eles nos acompanham, protegem, intuem, nos livram de males que nos poderiam ser causados pelo nosso mau uso do livre arbítrio.
Compreendida essa questão, fica mais fácil compreender, também, os benefícios que esses irmãos podem nos proporcionar influenciando nossos pensamentos e atos de forma positiva.
Um exemplo prático da influência positiva das entidades encarregadas por DEUS para nos amparar é aquilo que alguns chamam de COINCIDÊNCIAS.
Ora, o verdadeiro Espírita não pode crêr em coincidências e ao mesmo tempo seguir com fé a doutrina que como pilar a máxima: NADA ACONTECE POR ACASO!!! Somos todos resultados de causa e efeito.
A influência da espiritualidade no nosso cotidiano, portanto, pode acontecer em fatos corriqueiros do dia a dia ou em situações relevantes que podem determinar o futuro de nossas vidas.
Pequenos atrasos por exemplo podem nos desviar de determinado acidente de trânsito no qual nos envolveríamos sem que isso estivesse previsto em nossa programação reencarnatória, algo gerado pelo exercício do livre arbítrio sob o véu do esquecimento.
Os exemplos da interferência direta da Espiritualidade trabalhando a nosso favor acontecem o tempo todo e em todo lugar:
- o passageiro que não embarca no avião que vem a cair momentos após a decolagem;
-a mãe que acorda no meio da noite e chega a tempo de socorrer seu bebê que sufocava no berço;
-o casal que se ama e que após um desentendimento é intuido a estar na mesma hora e no mesmo lugar, onde se reconciliam e engrandecem o sentimento que os une;
É inenarrável, a quantidade de vezes que cada um de nós já foi protegido de pequenos ou graves acidentes, ou que já fomos influenciados a estudar para ir bem numa prova, ou que do nada nos dirigimos a determinado lugar onde encontramos pessoas que passam a fazer parte de nossas vidas para sempre.
Infelizmente, pelo despreparo e pela falta de fé milhões de pessoas ainda não enxergaram a luz que permite vivenciar a existência viva de DEUS através de seus mensageiros, que nada mais que nossos mentores, ou anjos da guarda como preferem outros.
Essas pessoas continuam chamando nossos amigos espirituais e o resultado de suas influências benéficas de COINCIDÊNCIA.